quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Apenas uma orelha?

Lucas 22:50 - " E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita."



Diante de uma frase que liberei durante uma pregação, meu pensamento foi remetido ao texto que conta-nos sobre a passagem de Jesus prestes a ser preso por seus perseguidores.
Presente estava Jesus, seus discípulos e em meio aos perseguidores um homem chamado Malco o servo do sumo sacerdote.
A frase que fiz menção dizia: “Não importa o tamanho do milagre, o que importa é o tamanho do impacto causado por ele”. Daí surge à correlação que vou fazer neste momento.
Aparentemente este era mais um dos milagres que Jesus vinha fazendo em todo e qualquer lugar que passava, afinal Jesus precisava dar uma aula para os meninos da escola de milagres. O segredo estava escondido não no dono do Poder (Jesus) e nem nos seus aprendizes, mas em um ilustre desconhecido rapaz chamado Malco.
Segundo a bíblia, Malco era um jovem servo do sumo sacerdote, ou seja, segundo os ensinamentos, este rapaz era um discípulo da escola sacerdotal que aguardava o momento certo para iniciar sua carreira como sacerdote caso a sorte recaísse sobre ele na hora da escolha dos novos sacerdotes.
Uma vez que a ansiedade era forte, o moço tinha que se aplicar muito aos estudos sacerdotais, mostrar-se muito aplicado, dedicado e submisso ao sacerdote de sua ordem e acima de tudo tinha que ser dotado de uma perfeição física invejável, pois certamente não poderia se apresentar nos Santo dos Santos com algum tipo de deformidade e anomalia em face de que Deus o repudiaria, caso houvesse necessidade.
Chegado o dia de sua ordenação sacerdotal era doutrinário que depois de derramado o sangue de um cordeiro era necessário marcar a ponta do polegar do pé direito indicando que os pés deste sacerdote andariam apenas nos caminhos do Senhor, no polegar da mão direita indicando a positividade do sacerdote em cumprir toda a lei e por fim marcar a ponta da orelha direita indicando que o sacerdote ouviria apenas a voz do seu Deus. Mas espere um pouco! No caso de Malco que estando na perseguição de Jesus e com isso perde a sua orelha por causa de um golpe de espada causado por Pedro, o que fazer?
Exatamente como podemos imaginar. Seus sonhos não se realizariam.
Parece mesmo que Jesus estava fazendo mais um de seus milagres, mas desta vez não. Ele estava nos ensinando que: “Não importa o tamanho do milagre, o que importa é o tamanho do impacto causado por ele”.
Isso demonstra o amor de Jesus pelas pessoas e que Ele é o maior realizador de sonhos do universo e que cada detalhe em nossas vidas é altamente levado a sério por Ele.
A bíblia não mente.Entregar o caminho ao Senhor e o confiar Nele certamente trás as demais coisas, ou seja, nossos sonhos se concretizam.
Hoje, diga ao Senhor quais são os seus maiores sonhos e tenho certeza que cada um Deles vinculados a Deus hão de se realizar em nossas vidas.
Deus nunca poderá culpado de nossos sonhos não se realizarem a parte Dele será feita.
Façamos a nossa, 2010 é ano de sonhar alto!

3 comentários:

Joao Claudio disse...

noooooooossa , é linda essa mensagem, eu ja tinha ouvido essa explicação em um hino, mas sem muitos detalhes, obrigado, vc ajudou muito esse humilde pregador!

Anônimo disse...

essa mensagem e forte de demais .Deus e fiel .gostei muito pregador.

Andréia disse...

A paz do SENHOR!Estou estudando sobre esse assunto e este estudo me ajudou muito, principalmente no que se refere a consagração dos sacerdotes. Obrigada e que DEUS continue te usando. Andréia Jacob da Silva